Na semana passada, um grupo de estudantes procurou a reitoria para discutir sobre o alojamento estudantil. Porém, só foram recebidos/as pelo assessor do reitor, que sempre se desvinculava de qualquer compromisso sobre o assunto, sendo que nenhum resultado concreto foi obtido pelos/as estudantes nessa conversa. Entretanto, na mesma semana, tornou-se público o gasto irregular - segundo o Ministério Público - de quase R$500 mil na reforma do apartamento da reitoria (onde reside o reitor da UnB, Timothy Mulholland).
Diante desse novo fato, foi convocada uma Assembléia da Associação dos Moradores da Casa dos Estudantes (AMCEU), onde deliberarou-se uma manifestação, a qual resultou na ocupação da reitoria. As/os ocupantes aguardam a reitoria oficializar o comprometimento com as melhorias no CEU e, como um todo, na política de assistência estudantil da universidade. Enquanto os/as estudantes enfrentam as condições precárias de moradia, a reforma no apartamento da reitoria recebe novas aquisições como um novo "Home Cinema" de R$36 mil.
NOTA DO DCE UnB: Desvio de Verbas
Não é de hoje que as fundações privadas mancham o nome da Universidade de Brasília. Seguindo os escândalos envolvendo o CESPE em fraudes de concursos públicos e lucros ilícitos, a FINATEC mostra de forma categórica que as fundações nunca atenderam os interesses da Universidade, sempre priorizando a lógica do mercado, visando o enriquecimento ilegal dos seus diretores.
Sabemos que a melhoria da UnB nunca foi prioridade para nosso o reitor Timothy Mullholand mas o que mais nos indigna como DCE e como estudantes é que enquanto encontramos laboratórios e salas de aulas precarizados, a Casa do Estudante (CEU) e apartamentos funcionais de professores e servidores (Colina) literalmente caindo aos pedaços, se gasta quase meio milhão para a reforma luxuosa de um apartamento.
Diante disso, o Diretório Central dos Estudantes da UnB exige uma auditoria independente das contas da FINATEC, com a participação do DCE, ADUnB e SINTFUB no intuito de acompanhar e averiguar os fatos. Exigimos também o afastamento de todos os envolvidos e até mesmo o reitor Timothy Mullholand, caso esteja arrolado no processo.
Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília
Gestão "Nada Será Como Antes"
Brasília, 23 de janeiro de 2008
URL:: http://www.dce.unb.br
seja o primeiro a comentar!
Gostou do Partido? Então cadastre-se para receber boletins virtuais por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta. * Deixe aqui suas opiniões e comentários.