|
domingo, 28 de agosto de 2011
Conferir "Vídeo sobre os Estudantes no Chile - 2011" em Democracia Real
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Manifestações dos Estudantes no Chile
Depois de três meses de manifestações constantes no Chile, os líderes do movimento concluíram que o saldo das ações é positivo. Estudantes e professores lideram ações em favor de reformas na educação do país, em busca de mais investimentos para o setor e a gratuidade no ensino superior. Há paralisações gerais marcadas para os próximos dias 24 e 25, contando com a adesão de vários sindicatos e entidades de trabalhadores de categorias distintas.
Ontem (18) o presidente chileno, Sebastián Piñera, apresentou a terceira proposta de modificações no sistema. Os manifestantes informaram que as medidas são insuficientes e que os protestos serão mantidos. A presidenta dos estudantes da Universidade do Chile, Camila Vallejo, disse que os manifestantes rejeitam as propostas apresentadas pelo ministro da Educação, Felipe Bulnes, pois não envolvem "uma mudança estrutural".
Pelos dados dos líderes das manifestações, só nessa quinta-feira 200 mil pessoas participaram dos protestos que tomaram conta das principais avenidas de Santiago, a capital chilena. Pela primeira vez nos últimos dias, não houve embates entre os manifestantes e os policiais.
Protestos contra Belo Monte prometem reunir milhares no Brasil e no exterior
Em uma grande iniciativa autogestionada, cerca de 15 cidades no Brasil promovem, neste sábado, 20, protestos contra a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Iniciativa que se apropriou do método de mobilizações via redes sociais, o Ato Nacional em Defesa dos Povos, da Floresta e dos Rios da Amazônia – contra Belo Monte contou com o empenho de inúmeros movimentos e ativistas locais, mas houve uma tentativa de interconexão para dar um caráter unificado ao protesto.
Em São Paulo, onde o Movimento Brasil pela Vida nas Florestas já realizou outras três manifestações contra Belo Monte e o novo Código Florestal nos últimos meses, estão sendo esperadas cerca de 4 mil pessoas na Avenida Paulista, entre elas vários grupos indígenas do estado.
O protesto também contará com a presença do cacique kayapó Megaron Txucarramãe, que, juntamente com o cacique Raoni Metuktire, tem simbolizado uma resistência de mais de 20 anos contra os projetos de hidrelétricas no rio Xingu. Megaron fará um ato solene e uma fala durante a manifestação, em nome de todas as populações ameaçadas do Xingu.
Na capital do estado ameaçado, Belém, a organização liderada pelo Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre confirma a participação de mais de 2 mil pessoas, entre elas vários grupos indígenas da região.
De acordo com os ativistas, o Ato Nacional contra Belo Monte visa exigir do governo a paralisação de projetos cujos altos custos sociais e ambientais anulam possíveis ganhos, principalmente quando as vantagens beneficiam apenas os grandes setores econômicos ou produtivos, em detrimento das populações da região.
Nesta quarta, 17, o Ministério Publico Federal no Pará impetrou a 13ª Ação Civil Pública contra Belo Monte, justamente argumentando que a seca de parte do Xingu inevitavelmente causará o deslocamento das populações indígenas locais, o que é vetado pela Constituição.
Pelo Mundo
Além do Brasil, cerca de 20 cidades em 16 países do mundo – entre eles Iran, Turquia, EUA, Noruega, Austrália, Alemanha, Inglaterra e País de Gales -, promoverão atos e protestos contra Belo Monte no dia 22, segunda, em frente a embaixadas e consulados brasileiros.
Para ver outros municípios, locais e horários de protestos, entre no site http://www.xinguvivo.org.br/acao/
Mais informações
Movimento Brasil pela Vida nas Florestas –(ações específicas contra Belo Monte e alterações no Código Florestal Brasileiro) – www.brasilpelasflorestas.com.br
Marco Antonio Morgado – 11-9114 9833
Rafael Poço – 11-7519 7002
Clarissa Beretz – 11 8932-0703
Movimento Xingu Vivo para Sempre
Verena Glass 11-9853 9950
Tica Minami 11-6597 8359
Marquinho Mota – (91) 3261 4334/81389805 (Belém)
domingo, 7 de agosto de 2011
www.radioculturasd.com.br
A Rádio Cultura AM 1580 khz de Santos Dumont-MG "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
Direção: Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
Participe das mídias sociais da Rádio Cultura:
FACEBOOK 1: http://www.facebook.com/radioculturasd
FACEBOOK 2: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002399487188
ORKUT 1: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
ORKUT 2: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
TWITTER: twitter.com/radioculturasd
PORTAL: www.radioculturasd.com.br
E-MAIL: contato@radioculturasd.com.br
MSN: radioculturasd@hotmail.com
Att,
Carlos Ferreira
Juiz de Fora-MG
sábado, 6 de agosto de 2011
APOIO AOS ESTUDANTES CHILENOS - PANELAÇO EM SP
Hora | segunda, 8 de agosto · 14:00 - 16:00 |
---|---|
Localização | Consulado-Geral da República do Chile Avenida Paulista 1009 - 10º andar São Paulo, Brazil |
Mais informações Compartilhe | Amigos, vamos fazer uma "visita" (protesto mesmo) ao consulado do Chile aqui em São Paulo em apoio aos estudantes chilenos!! nesta ultima quinta feira a policia em todo o país prenderam e espancaram centenas de estudantes, com rumores de mortes.. Levaremos uma carta em repudio a toda essa violência institucionalizada e generalizada que vem sendo praticado pelo governo chileno. Está aberto para qualquer pessoa que queira declarar sua indignação com estes atos! Levem cartazes, megafone, e panelas para um grande panelaço.. Usaremos a criatividade e a não violência como forma de expressar claramente o que pensamos, sentimos e queremos. BASTA COM ESSA VIOLÊNCIA!!! JUNTOS SOMOS TODOS!! NÃO VIOLÊNCIA É FORÇA!!! http://www.facebook.com/event.php?eid=147098915372068 |
►Após repressão, estudantes chilenos cobram renúncia de ministro
Terra Brasil - 19 horas atrásEla ainda classificou como "inaceitável" a repressão aplicada pela polícia ... Os estudantes do Ensino Médio do Chile convocaram uma nova greve nacional na ...Estudantes chilenos ratificam convocação de greve nacional Prensa Latina
Segundo os estudantes, a proposta não atende às necessidades da ... Diário do Nordeste
Estudantes pedem renúncia do ministro do Interior AngolaPress
todos os 16 artigos de notícias »Anistia Internacional pede investigação para repressão
A diretora da ONG de direitos humanos Anistia Internacional no Chile, Ana Piquer, afirmou nesta sexta-feira (05) que "é fundamental que se investiguem as ...235 presos em repressão da polícia chilena a estudantes
Paraná-Online - 1 dia atrásA polícia destacou cerca de 1.300 homens para reprimir os estudantes. ... Piñera é o presidente mais impopular desde redemocratização do Chile - Apenas 26% ...Chile: secundários marcharão com universitários depois de repressão Prensa Latina
Polícia chilena aumenta repressão contra estudantes em dia negro ... Opera Mundi
Mais de 500 detidos em repressão de protestos A Bola
Correio do Brasil - Rede Brasil Atual
todos os 208 artigos de notícias »