Alegria e mobilização. Estas foram as duas principais características do Ato de Fundação da Casa da América Latina, realizado no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro, na SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do RJ).
A entidade foi criada, a partir de uma iniciativa do PCB, com a participação e o engajamento de outras organizações como a Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, a Refundação Comunista e o Partido Humanista e personalidades das esferas política e cultural.
Mais de 350 pessoas compareceram ao evento, que elegeu, em Assembléia, uma Comissão Provisória, com sete membros, e indicou o engenheiro e professor Raymundo de Oliveira como presidente.
A tarefa da CAL será apoiar todos os movimentos populares e governos latino-americanos que lutam contra a miséria e a opressão. "Países como Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e outros mostraram que é possível derrotar o neoliberalismo e o imperialismo".
A Assembléia de fundação resolveu tornar-se permanente e convocar nova sessão para o dia 22 de setembro de 2007, para dar continuidade aos debates acerca do estatuto e dos órgãos de direção da entidade e, para além destas questões, apontar rumos, objetivos, linha de atuação e projetos para a CASA DA AMÉRICA LATINA. Está sendo organizada uma confraternização simples, para depois da Assembléia.
A Comissão Provisória já registrou a entidade em cartório, com a ata de fundação, a relação de seus membros e o anteprojeto de estatuto. Logo após a nova sessão da Assembléia Geral, serão registradas todas as suas resoluções, principalmente a composição dos órgãos de direção e o estatuto então aprovado.
ASSEMBLÉIA GERAL
FUNDADORES DA CASA DA AMÉRICA LATINA:
DIA 22 DE SETEMBRO (sábado), às 16 horas:
Centro Cultural Paiva Ribeiro
Rua Lucio de Mendonça, 63 (metrô Afonso Pena)
(perpendicular à Rua Mariz e Barros, próxima à Professor Gabizo)
Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007
COMISSÃO PROVISÓRIA DA CASA DA AMÉRICA LATINA